É com muita alegria que eu coloco o Papo de Menina no ar hoje com a querida Adriana Araújo, 32 anos, soteropolitana, lutadora de boxe a 13 anos, responsável por trazer ao nosso país a medalha de bronze nas olimpíadas de Londres!!!
Conheci a Adriana no dia do lançamento da biografia de Popó e quando falei do blog ela topou na mesma hora participar do nosso Papo de Menina contando um pouco sobre sua história e os planos para o futuro.
1) Em uma entrevista você comentou sobre sua paixão pelo futebol e que inclusive antes de entrar para o boxe seu sonho era de ser atacante. Por quê o futebol deixou de fazer parte da sua vida?
Então, realmente eu era apaixonada pelo futebol e acabou que devido ao novo emprego e meus estudos, eu acabei ficando sem tempo para me dedicar ao futebol.
2) No início da sua carreira como pugilista de quem recebia apoio? Tinha patrocinador? Como era para arcar com as despesas?
Não tinha nenhum apoio, na verdade como eu já trabalhava eu mesmo custeava o meu esporte e tinha uma leve ajuda do meu atual treinador, Luis Carlos Dórea, onde recebia um valor dele para que eu pudesse pegar um ônibus e não desistisse.
3) Hoje existe o bolsa podium e o bolsa atleta, mas isso é suficiente para o atleta? É possível sustentar os treinos, dieta e tudo mais somente com estes incentivos ou é necessário a ajuda de terceiros?
4) O boxe sempre foi tido como esporte para homens, em algum momento sofreu algum tipo de preconceito por ser mulher e praticar o esporte?
Já sim! Logo no inicio escutei varias pessoas me chamando de moleque macho, piveta, sapatona só por que fazia esporte de homem. Tive na própria academia, onde o meu colega de treino disse que eu tinha que está dirigindo o fogão de casa, mas graças a Deus eu nunca dei ouvidos a essas pessoas, sempre soube o que eu queria na minha vida.
5) Você gosta de treinar aqui na Bahia? Você acha que o estado possui a estrutura necessária para formar bons atletas de boxe?
Qual atleta de alto rendimento não gosta de treinar em seu próprio estado?! Qual desses que não gosta de ficar perto dos seus amigos e sua família?! E falar se a Bahia tem a estrutura de formar grandes atletas de boxe? Com certeza não preciso falar, a Bahia já fala por ela, nosso estado é um grande celeiro de CAMPEÃO. Onde já foi feito grandes atletas de nome como por exemplo - Everton Lopes CAMPEÃO MUNDIAL, Robson Conceição - PRATA NO MUNDIAL, Pedro Lima - CAMPEÃO DOS JOGOS PANAMERICANO DE BOXE 2007, Erika Mattos - CAMPEÃ SULAMERICANA EM 2010 e ADRIANA ARAÚJO MEDALHISTA OLÍMPICA. Todos são frutos do trabalho feito aqui na Bahia. A Bahia não tem uma boa estrutura, mas tem grande material humano e um grande instrutor.
A mudança foi a admiração da minha nação, o apoio desse povo maravilhoso. E dizer que hoje sou realizada no meu esporte, ser MEDALHISTA EM MEU PAÍS NÃO É PRA QUALQUER UM... EU CONSEGUI!!
7) Recentemente em entrevista para a TV vimos uma matéria onde você comentou o seu corte da seleção brasileira de boxe. Como tem sido estes tempos longe da seleção? De quem vem recebendo apoio já que fora da seleção você deixou de receber alguns incentivos financeiros?
Tem sido muito triste, umas das lutas mais difíceis da minha vida. Ficar longe de umas das coisas que eu amo fazer...LUTAR. Hoje tenho apenas só o benefício do Bolsa Atleta
8) Já pensou em parar de lutar? O que mais te motiva a continuar treinando?
Já sim! Ainda mais hoje, depois de tantas lutas, dificuldades e eu consegui tantas glorias para meu país, já pensei! O que me faz continuar é que eu tenho uma grande certeza dentro de mim que a minha meta não acabou, tenho mais títulos para conquistar.
9) Na mesma entrevista para a TV você comenta sobre seu desejo de estar presente no mundial e nas Olimpíadas. O que falta para que essa presença seja confirmada? De que forma você esta trabalhando para estar presente nesses eventos?
O que falta é que a CBB (Confederação Brasileira de Boxe) enviar a minha convocação para a Federação Baiana de Boxe, na verdade a única coisa que eu fiz e pude fazer foi me retratar perante a mídia e estou no aguardo do pronunciamento da CBB.
10) Pensando agora no futuro. Você conquistando um bom resultado no mundial e destaque nas olimpíadas, o que acontece no retorno ao Brasil? Seguir para o boxe profissional, continuar no amador tentando outras conquistas olímpicas ou algum outro plano?
O que eu penso é encerra a carreira como pugilista. Penso em seguir carreira de outra forma, estou estudando e quero fazer a minha faculdade de jornalismo. Quem sabe amanhã estar apresentando algum programa sobre esporte ou fazendo comentários sobre meus colegas nas lutas.
11) O que você acha do apoio que o boxe amador tem no país? O que você acha que precisa melhorar?
Muito pouco! Precisar investir nas bases, pois não existe hoje atletas para substituir os atuais lutadores.
12) Que estratégia você acha que o Brasil deve adotar para conseguir ser campeão olímpico e deixar de ser conhecido como o país do futebol e virar o país destaque em todos os esportes?
Olha acho isso muito difícil, pois a criança já cresce sabendo que o Brasil é o pais do futebol e a facilidade de mudar de vida nesse esporte é muito grande. Muitos jovens buscam o futebol por esse objetivos. Os outros esporte só é conhecido de 4 em 4 anos nas olimpíadas, depois disso as modalidades e os atletas são esquecidos por todos, principalmente por quem se diz nos representar.
13) Que mensagem você deixa para as meninas que lutam em busca do sonho do podium e se espelham em você? Meninas não só do boxe como também de outras artes marciais.
Olha apoio em nosso país é muito difícil, mas graças a DEUS eu nunca fiquei esperando por esse apoio ou então eu nunca iria chegar onde cheguei, por sinal eu tive que aparecer primeiro para depois aparecer os apoios. Então acredite onde quer chegar, confie em DEUS E EM VOCÊ. Nunca desista dos seus SONHOS, basta querer e lutar por eles... DEUS É FIEL!
O Blog agradece muito a Adriana Araújo pela participação no Papo de Menina e deseja tudo de bom durante toda sua caminhada rumo aos seus maiores sonhos!! Estamos na sua torcida e em 2016 vamos cobrar a medalha nas olimpíadas!!
E aí meninas??? Gostaram da entrevista??? Conte aqui nos comentários o que você achou e quem você gostaria de ver sendo entrevistada aqui no nosso Papo de Menina!!!
0 Comments:
Postar um comentário