domingo, 2 de fevereiro de 2014

Com a palavra, a Nutricionista Lídia Loyola


Hoje estreia no Blog a coluna "Com a palavra" e o assunto é Nutrição. A nossa entrevistada é a Nutricionista Lidia Loyola, Graduada em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia, Pós Graduada em Nutrição Clinica Funcional -VP Consultoria Nutricional - Universidade Cruzeiro do Sul, Nutricionista da Federação Baiana de Musculação e Fitness, experiência em Nutrição e Suplementação Esportiva realizando acompanhamento de atletas e treinamentos técnicos em nutrição ligada ao esporte, além de cursos de atualização na área de Nutrição esportiva, Nutrição clínica e Nutrição estética.

Somos praticantes de artes marciais e temos o conhecimento de que nenhuma atividade física faz milagre se não acompanhada de uma boa alimentação. Para isso Lídia topou bater um papo com a gente e tentar de alguma forma inserir novos hábitos a nossa alimentação.


1) O que te levou a se especializar na área esportiva e a trabalhar com atletas?

Sempre fui muito ligada ao esporte, sou ex atleta de natação e sempre acreditei que o melhor caminho é a qualidade de vida através do esporte e da alimentação. Essa dupla é tudo na vida de uma pessoa. E sou apaixonada por esportes.

2) Hoje as mulheres estão buscando cada vez mais as academias de artes marciais para poder conquistar o corpo dos sonhos, mas sabemos que só atividade física não resolve. Qual a importância da reeducação alimentar nesse processo de corpo dos sonhos?

A alimentação pode potencializar seus resultados, melhorar a performance física, o humor, a TPM, problemas estéticos, mais ânimo e conquistar mais rápido a melhor forma física. Uma alimentação muito ruim pode inibir os efeitos do treino.

3) Durante uma atividade física se perde muito líquido e a reposição é fundamental para manter o organismo hidratado. Somente água basta? Água de coco, suco de frutas e isotônicos são recomendados?

Depende da intensidade da atividade física, a depender do treino, caso dure mais de uma hora em média o ideal é repor o líquido com eletrólitos, como sódio, potássio e magnésio que podem ser perdidos no suor.

4) Teria como dar dicas de alimentos a serem ingeridos no pré e pós treino de uma arte marcial?

Antes de um treino de luta o ideal é usar meia hora antes uma porção de carboidratos, raízes, frutas, sucos, açaí e depois a depender do objetivo da paciente pode variar muito, desde uma refeição somente de proteínas com o acréscimo de carboidratos para repor as energias perdidas.

5) É comum hoje na mídia a exposição de atletas de MMA e sua briga constante com a balança. Muitos deles chegam a perder mais de 10kg em pouquíssimo tempo para poder chegar ao peso ideal para a luta. A pouco foi divulgado na mídia que um atleta de MMA veio a falecer e especula-se que esse processo de emagrecimento adotado por ele para uma luta tenha contribuído para sua morte. O que você tem a dizer sobre esse assunto?

Não aceito atletas que querem perder essa quantidade de peso em menos de um mês, o que eles costumam fazer é uma desidratação tão intensa que pode ocorrer uma desidratação profunda e desbalanço grave de eletrólitos no sangue causando parada cardíaca, por isso, o atleta deve se programar anualmente par saber desde quando precisa começar a se preparar.

6) Quais tipos de suplementos podem ser usado na preparação de um atleta de MMA?

As proteínas e aminoácidos de rápida absorção, a beta alanina para melhorar a recuperação muscular, o HMB que tem efeitos bons na musculatura, o uso de suplementos que protegem as articulações como glucosamina e condroitina.

7) Para se elaborar uma dieta é necessário conhecer as particularidades de cada um, mas de modo geral como deve ser a alimentação de um atleta?

O fundamento principal é sempre usar alimentos mais naturais e frescos que contem uma boa quantidade de antioxidantes e princípios ativos que propiciam uma melhor recuperação muscular e evitam lesões e inflamações em excesso, além de ter uma boa adequação de carboidratos no dia para obter um máximo de potencia nos treinos.

8) Como profissional em Nutrição Esportiva qual conselho daria as pessoas que estão querendo se transformar em atletas profissionais?

Ser um atleta não é fácil é preciso muita determinação, estar rodeado de profissionais de excelência e que façam um trabalho o mais próximo do atleta, é fundamental que o treinador saiba dosar em qual momento introduzir esse atleta no meio competitivo e respeitar os treinamentos.


E aí meninas?! Gostaram do bate papo com a Nutricionista Lídia Loyola? Sou suspeita a falar, pois Lídia me acompanha a algum tempo e tenho uma grande admiração pelo trabalho dela e recomendo a todos que conheço! Se vocês estão buscando entrar em forma de maneira saudável o meu conselho é pegar o telefone e ligar logo para agendar uma consulta que vocês não vão se arrepender!!!


Quer saber onde encontrar a Nutricionista Lídia Loyola?
lidialoyola.nut@gmail.com
(71) 8238-8182






0 Comments:

Postar um comentário