Quem de vocês nunca se pegou assistindo uma luta de MMA e ouviu alguma palavra que não sabia o que significava?? Se alguém disse não está mentindo....não existe aquela menina que recorreu ao namorado, amigo ou então ao fiel google para saber o que significava tal palavra! Pois bem ... hoje começa a primeira postagem do "dicionário do universo do MMA" na verdade estou até pensando em expandir e fazer um dicionário das artes marcias, mas isso é coisa para se pensar mais pra frente!
Vamos para as primeiras palavras que podem ser questão de dúvida para muita gente. Conto com vocês para a construção desse dicionário enviando as suas dúvidas.
Árbitro: profissional responsável por mediar o combate, com autoridade para tomar decisões sobre a disputa, garantindo que as regras sejam cumpridas. Tem também o papel de preservar a integridade física dos lutadores. Não confundir com juiz.
Assalto (Round): divisão de uma luta em espaços de tempo de igual duração. O número de assaltos numa luta pode variar entre 3 (MMA amador e MMA profissional sem disputa de título) e 5 (MMA com disputa de cinturão). No MMA os assaltos duram normalmente 5 minutos, com um de intervalo. Variações podem ocorrer de acordo com a organização do evento.
Cartel: currículo de um lutador, apresentando as lutas realizadas separadas por vitórias, empates, derrotas e no contests (quando uma luta precisa ser interrompida por algum motivo que não esteja nas regras). Quando se diz que um lutador tem um cartel de 32-4-1-1, significa que venceu 32 combates, perdeu 4, empatou uma e uma delas terminou em no contest.
Clinch: posição de luta em pé, válido no MMA. Muito usado com o intuito de controlar o adversário, aproximando-se dele, segurando-o, diminuindo assim o espaço para um ataque efetivo com socos ou chutes.
Córner: profissionais de diversas especialidades que vão ao ringue com a missão de prestar auxílio a um lutador. Podem ser desde o treinador principal (coach), treinador auxiliar, cutman, preparador físico, médico, dentre outros.
Cutman (cornerman): responsável por prevenir e tratar danos físicos a um lutador durante os intervalos entre os rounds.
Decisão (método): método de finalização de uma luta quando não há um nocaute ou submissão. Neste caso os juizes ficam responsáveis por definir o vencedor, através da pontuação fornecida através dos assaltos. Uma luta definida na decisão pode terminar como Decisão Unânime, Decisão Majoritária, Decisão Dividida ou Empate Majoritário.
Decisão Dividida: quando dois juizes indicam um lutador como vencedor e um terceiro juiz aponta o adversário como vencedor. O atleta escolhido por dois juizes é apontado como vencedor por decisão dividida.
Decisão Majoritária: quando dois juizes indicam um lutador como vencedor e um terceiro juiz aponta empate (sem vencedor). O atleta escolhido por dois juizes é apontado como vencedor por decisão majoritária. Este termo é erradamente confundido com decisão dividida.
Decisão Unânime: quando todos os juizes indicam o mesmo lutador como vencedor do combate, diz-se que este foi o vencedor por decisão unânime.
Empate Majoritário: tipo de decisão muito rara, ocorre quando dois juizes apontam empate e um terceiro juiz aponta um lutador como vencedor.
Finta: ato de simular um golpe para enganar o oponente. Com uma finta um lutador pode conseguir brecha necessária para atingir o adversário.
Golpe baixo: golpe aplicado na região pubiana. É proibido em todos os estilos de luta que compõem o MMA e causa punição, desde perda de ponto até desclassificação por reincidência.
Knockdown: quando um lutador é derrubado por um golpe de “trocação”, mas se levanta antes do prazo regulamentar de nocaute.
MMA: Mixed Martial Arts, artes marciais mistas. Esporte de combate do tipo full contact que cobre uma diversidade enorme de técnicas de lutas, é uma evolução do que antigamente era conhecido por Vale-tudo. De acordo com a evolução do esporte, o MMA vem se tornando um estilo de luta definido.
Nocaute (NO - Knockout) : método de finalização de uma luta, ocorre quando um lutador fica impossibilitado por um período especificado de se levantar do chão após um golpe.
Nocaute Técnico: método de finalização de uma luta, ocorre quando o árbitro ou outro elemento da disputa (médico, treinador ou o próprio lutador) interrompe o combate por considerar que um competidor não tem mais condição de continuar. No boxe amador uma luta pode ser declarada nocaute técnico se um lutador estiver 15 pontos na frente do adversário. Alguns regulamentos profissionais também consideram três quedas no mesmo assalto como nocaute técnico.
Octógono: local de disputa das lutas de alguns eventos de MMA. Consiste de uma jaula octogonal de 9,5m de diâmetro, onde as cordas são substituídas por grade de 1,67m a 1,72m de altura. O octógono fica suspenso em uma plataforma a 1,2m de altura em relação ao piso do local.
Quedar (Takedown): derrubar o adversário. Manobra normalmente pontuada no MMA.
Trocação: arte de atingir o oponente com golpes de contundência como socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e cabeçadas. No MMA, sua aplicação pode ser feita em pé (golpes oriundos do boxe, karatê, taekowndo, kickboxing, savate ou muay thai) ou no chão (diversos golpes de contundência que os atletas de MMA trocam quando estão ajoelhados ou de costas para o tatame).
UFC: Ultimate Fighting Championship, maior entidade que promove eventos de MMA do mundo na atualidade, com combates disputados em octógonos, é baseada nos Estados Unidos. Fundada em 1993 por Art Davie, Rorion Gracie e Robert Meyrowitz. Atualmente é comandado pela Zuffa Entertainment, LLC e presidido pelo americano Dana White.
Fonte: MMA Brasil

.gif)
0 Comments:
Postar um comentário